DB Diagnósticos investirá 75 milhões de reais em soluções digitais

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DB Diagnósticos investirá 75 milhões de reais em soluções digitais

Líder do mercado pátrio de laboratório de esteio, o Diagnósticos do Brasil (DB) está completando dez anos – e tem muito a comemorar. Em 2020, a empresa registrou um prolongamento de 23% e bateu recorde sem número de exames realizados: 10 milhões de análises por mês e a marca de 500.000 exames em um único dia.

Para comemorar a primeira dezena de vida, o laboratório anunciou que vai revitalizar suas marcas – institucional e de unidades dedicadas – e sua identidade visual. Está previsto ainda um investimento de 75 milhões de reais em estrutura, capacidade produtiva e, principalmente, soluções digitais. O objetivo é se posicionar não unicamente porquê um laboratório de esteio, mas porquê uma empresa de tecnologia e, assim, entrar de vez na era do dedo.

A inovação sempre esteve presente no DB. Criado em 2011, o laboratório oferece uma forma ousada de atividade: atuar exclusivamente porquê esteio na estudo de exames de pacientes de outros laboratórios, assim porquê clínicos e hospitais. Apesar de perigoso, já que dependia da demanda de concorrência, o negócio prosperou ao focar a descentralização das análises clínicas e especializados, democratizando o aproximação a essas tecnologias.

“Quando o DB surgiu, o mercado era submetido por grandes laboratórios e marcas tradicionais, mas chegamos com novas ideias e vontade de fazer dissemelhante. Foi logo que crescemos rapidamente e nos tornamos líderes em esteio laboratorial ”, afirma Tobias Thabet Martins, fundador e diretor mercantil do laboratório. “Nosso novo jeito de pensar, unindo atendimento, atuação e eficiência, mudou o mercado da medicina diagnóstica no Brasil.

Um parceiro de crédito

O DB presta serviço a laboratórios que buscam um parceiro para atendê-los em duas frentes. A primeira, quando não possui tecnologia para realizar qualquer teste, aumentam a obtenção do leque de exames deertados. A segunda é quando o cliente tem um aumento de demanda e não consegue responder em tempo hábil. Neste caso, ele pode usar o parque tecnológico do DB Diagnósticos.

Além de oferecer atendimento científico restrito para cada espaço de análises clínicas (biologia molecular, toxicologia, patologia e análises clínicas), o DB disponibiliza serviços porquê assessoria médica para instrução, discussão de exames e treinamentos periódicos aos parceiros, capacitação de equipe, logística com mais de 600 rotas em todo o país e subida tecnologia agregada nos maquinários.

“Nossos clientes têm aproximação gratuito à nossa Universidade Corporativa (UNIDB), com cursos, webinars e podcasts, e uma equipe de técnicos que fazem treinamentos presenciais de concordância com a premência do cliente”, explica Marcelo Ruiz, fundador e diretor do DB. “Outrossim, disponibilizamos material de marketing para ampliar a divulgação do laboratório junto a médicos e pacientes e uma equipe especializada em processos financeiros e a gestão laboratorial focada na rentabilidade do negócio dos clientes.”

Investimentos

Com o novo aporte de 75 milhões de reais, o DB espera tornar ainda mais robusta sua estrutura e capacidade de produção, agora com foco em novas unidades dedicadas a exames de toxicologia ocupacional e toxicologia de larga graduação de detecção (teste de cabelo), além de maior descentralização em análises clínicas. “Com isso, esperamos ampliar em 33% nossa capacidade produtiva ainda em 2021, alcançando um totalidade de 150 milhões de análises em todo o grupo”, aponta o diretor mercantil do DB.

Já na frente de soluções digitais, a aposta é no desenvolvimento de pessoas, novos processos e metodologias. A teoria é implementar uma cultura subida tecnologia em parceria com o Google, fazendo uso de tecnologias porquê computação em nuvem, internet das coisas, coleta e estudo de dados, perceptibilidade sintético (para proteção de fluxos, automação de processos e desenvolvimento de algoritmos para análises preditivas), big data, perceptibilidade de mercado , robotização de operação, experiência do cliente e tecnologias de rastreabilidade das próprias em tempo real.

Ainda nessa frente, a teoria é promover uma mudança na cultura organizacional, com uma novidade forma de pensar sobre os tempos e espaços digitais de trabalho. O objetivo é melhorar a produtividade para que os colaboradores foquem em inovação, criando um formato de trabalho para a empresa e integrando todas as áreas.

“Implementaremos plataformas robustas que nos atendam em várias vertentes, tudo integrado ao formato de trabalho e à experiência dos clientes. Queremos levar novos portais, aplicativos e funcionalidades, potencializando uma experiência de usuário e trazendo uma visão 360 graus do cliente para dentro da empresa ”, afirma Martins.

Uma pandemia no caminho

Em 2020, o DB enfrentou seu maior repto: a pandemia. Apesar da expectativa de aumento no número de exames realizados, graças à expansão de sua matriz, em São José dos Pinhais (PR) – uma megaunidade de 7.000 metros quadrados, com capacidade de produtividade de 5 milhões de exames mensais -, foi preciso deixar grande segmento do planejado de lado para controlar os testes que detectam a doença.

“Foi preciso reinventar fluxos e processos, já que faltava matéria-prima básica, insumos e mão de obra especializada”, destaca Martins. O DB Molecular, sede dedicada aos exames RT-PCR, teste principal para a invenção da covid-19, teve uma demanda gigantesca, obrigando a empresa a ampliar sua capacidade de produção em 300% para atender todas as solicitações e buscar soluções e tecnologias para reduzir o prazo de entrega dos exames.

O processo de extração de material genético, por exemplo, levava 3 horas para 93 aut. Passou a ser realizado em menos de 1 hora para a mesma quantidade de exemplar. Depois, com mais investimentos em tecnologia, as análises puderam ser feitas de forma direta e sem a premência de extração.

Em paralelo, o DB também investiu em exames sorológicos de diagnóstico da covid-19, porquê os que fazem o rastreio da exposição prévia ao vírus em preferência que não semelhantes típicos ou sem sintomas, mas não realizaram a confirmação diagnóstica laboratorial no momento do quadro agudo. São necessários para a avaliação epidemiológica populacional da exposição e para avaliação do status imune individual.

Mais recentemente, o DB introduziu ao inspecção Covid Neutralizante, que procura por la no corpo. O teste tem 100% de sensibilidade e 93,3% de especificidade a partir do oitavo dia de sintomas, chegando a 97,6% a partir do 15º dia. Ele é indicado para saber se o paciente possui o anticorpo neutralizante ou para quem já tomou a vacina.

O DB ainda criou rotas de logísticas específicas para porquê o covid-19 sentadas às unidades que funcionam 24 horas por dia, sete dias na semana. Toda essa estrutura foi planejada para que não houvesse interrupção na estudo e no diagnóstico.

Outras frentes

Além do DB Molecular, o laboratório tem outras duas unidades especializadas: o DB Patologia e o DB Toxicológico, nos estados de São Paulo e Paraná, respectivamente. Também possui duas unidades técnicas de análises e mais de 40 unidades regionais de atendimento distribuídas em diferentes estados que oferecem estrutura completa para cadastro e triagem de, agilizando seu recebimento.

Ao todo, o DB atende sobre 6.000 clientes em mais de 1.900 cidades brasileiras. São mais de 3.000 tipos de inspecção, cuja dificuldade depende da metodologia utilizada na estudo ou pelo tipo de diagnóstico que o inspecção oferta.

“O inspecção MyGenome, por exemplo, faz um sequenciamento completo do genoma que permite saber todas as ‘letras’ do DNA do paciente. São informações personalizadas para ajudar a levar uma vida mais longa e saudável ”, conta Antônio Fabron Junior, um dos fundadores e diretor-geral do DB.

O laboratório também atua em pesquisas científicas, inclusive com vários artigos publicados com sua participação. Um exemplo é o projeto ENANI, ligado ao Ministério da Saúde e à Universidade do Rio de Janeiro, em que o DB auxilia em projetos de mestrado e doutorado em várias universidades do Brasil com a realização dos exames laboratoriais. O objetivo é gerar resultados que serão estudados em projetos de pesquisa.

Novidade marca

Assim porquê a “marca-mãe” institucional, porquê marcas das unidades especializadas também mudaram com o natalício de 10 anos da empresa e ganharam um visual que representa novas atitudes. A novidade logomarca se transforma em um símbolo que remete ao infinito, trazendo o concepção de uma marca contínua, duradoura e ilimitada.

“Com um prolongamento invejável na terceirização de exames e uma performance impulsionada pelo contexto global, vimos um momento de premência de certeza de nosso posicionamento”, afirma Ruiz, diretor técnico do DB. “O objetivo da mudança é trazer estes pontos em evidência para a marca, com um formato mais fluido, maleável, exibindo muito do protótipo mercantil adotado pelo DB que sempre se adapta às necessidades do cliente.”

Para Martins, ela representa uma novidade forma de pensar o nosso negócio. “Somos movidos pela evolução e, por isso, queremos que todos façam segmento desse movimento com a gente”, explica o diretor mercantil. “É a consolidação de uma empresa que não parou de evoluir, mas que, ao mesmo tempo, tem ciência de que compromisso, reverência e crédito são alicerces do nosso negócio – e devem guiar o caminho para os próximos dez, 20 ou 30 anos. ”

Clique para saber mais sobre o DB, o único laboratório restrito de esteio do país.

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By |2021-05-15T08:44:08-03:00maio 15th, 2021|Categories: Noticias|Comentários desativados em DB Diagnósticos investirá 75 milhões de reais em soluções digitais

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