Estado e União assinam contrato do quarto ramal da Novidade Ferroeste, o da Serra do Mar

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Estado e União assinam contrato do quarto ramal da Novidade Ferroeste, o da Serra do Mar

A assinatura virtual do contrato do ramal entre Guarapuava e Paranaguá nesta semana completa a lista de pedidos de autorização feita ao Ministério da Infraestrutura em setembro deste ano. A relação de 405 milhas inclui a construção de uma novidade descida na Serra da Esperança e na Serra do Mar, hoje os maiores gargalos do transporte ferroviário no Estado.

A teoria do projeto da Novidade Ferroeste, que ligará Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), é que o trecho da Serra do Mar seja em pista dupla para permitir o tráfico de locomotivas nos dois sentidos ao mesmo tempo, dando mais desembaraço ao transporte. Os três primeiros ramos (Maracaju-Durados, Cascavel – Foz do Iguaçu e Cascavel – Chapecó) foram autorizados no prelúdios do mês.

“A particularidade dos três primeiros ramos é de captação de trouxa. Esse quarto ramal é necessário para escoar essa riqueza trazida das regiões, uma vez que o Mato Grosso do Sul, Paraguai, Santa Catarina e o Paraná”, explica o coordenador do Projecto Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes.

A Novidade Ferroeste prevê um projeto de relação por trilhos do Mato Grosso do Sul ao Litoral do Paraná, num totalidade de 1.304 milhas. O Estado já possui a licença do contrato entre Guarapuava (PR) e Dourados (MS), a partir de um contrato firmado na dez de 1990 para a construção da Ferroeste, das quais trecho construído e em operação fica entre Cascavel e Guarapuava. Para completar o novo privado, que será solicitado pela iniciativa, o governo sob o novo regime de autorização

Nascente novo marco regulatório ferroviário, desde agosto do ano, simplifica as exigências para a construção de estradas modais, tornando-se o marco regulatório atrativo para as empresas nacionais e mais atraentes para as empresas nacionais e estrangeiras. Os quatro ramais foram incluídos no projeto original para permitir o chegada a um volume maior de trouxa vinda de outros estados e até do exterior, além de permitir uma conexão com outras estradas, uma vez que a Malha Sul, em Jangada Novidade e Malha Oeste em Maracaju.

RAMAL DO MAR – Partindo de Esperança de Guarapuava, o traçado da Esperança até o município de Novidade Ferroeste seguirá até o município de Martins, onde fará um novo trajeto pela encosta da Serra. Na Lapa começará um perímetro da Região Metropolitana de Curitiba, atualmente inexistente. O meandro passa por Contenda, Araucária, Mandirituba, Rancho Rio Grande e São José dos Pinhais, onde tem início a novidade descida da Serra do Mar.

O trecho entre Jangada Novidade e Paranaguá deve ser o primeiro executado no cronograma de obras. O dispêndio dos lotes 2 (Guarapuava – Jangada Novidade) e 1 (Jangada Novidade-Paranaguá) está estimado em R$ 9,7 bilhões.

“A convívio da Capital com o modal ferroviário está no seu limite. Uma das diretrizes desse projeto foi uma saída para o governo federalista poder tirar os trilhos de dentro da cidade de Curitiba. A gente vai permitir isso a partir de Jangada Novidade, quando o nosso traçado se aproximar da Malha, evidenciado o coordenador.

A Serra do Mar retém um dos maiores fragmentos contínuos de Mata Atlântica do País. Durante a elaboração do projeto da Novidade Ferro, algumas alternativas desenhadas foram feitas para a construção da Novidade Ferro.

Dos 55 milhas entre São José dos Pinhais e Morretes, os trilhos seguirão em paralelo à BR-277, sempre que a topografia permitir, na chamada extensão de domínio, uma vez que sugere o Tecido de Desenvolvimento Sustentável do Litoral (PDS-L). O trilho, pontes e viadutos, incluídos no projeto para diminuir a terá de extensão virente e impacto ambiental. A extensão de proteção integral não será interceptada pelo empreendimento.

“A intenção é mitigar e minimizar ao sumo os impactos na Serra do Mar, isso pode ser visto pela quantidade de obras de arte. Onde não há essa selecção, estão contempladas 00 passagens de fauna a cada 50 metros, exclusivamente para proteger essa rica biodiversidade que nós no Paraná”, exemplifica.

O ramal termina Paranaguá, quando os trilhos da Novidade Ferroeste e da Malha Sul encontram-se no Porto de Paranaguá, onde devem descarregar e açúcar, carnes bovina de aves e suína; grãos e farelo de soja, milho e trigo; madeira e fertilizantes.

DETALHES DO TRAÇADO – Os quatro ramos assinados serão responsáveis ​​por vincular o Paraná ao Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraguai. Ao todo, acrescenta 1.019 milhas de trilhos no Paraná. “Nós devem ser definidos para compreender esses grandes geradores de trouxa”, o coordenador.

A relação com a fronteira tríplice, na conexão de Cascavel com Foz Iguaçu, permitirá a captação de trouxa do Paraguai e da Argentina, produtores de grãos que abastecem o mercado brasiliano e internacional, aumentando o projeto do Paraná se tornar uma referência de logística.

A relação entre Cascavel e Chapecó foi incluída no estudo de estudo de impacto ambiental (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental). A realização opcional pelo leilão. Juntos, Paraná e Santa Catarina são responsáveis ​​por 70% da Exportação da Músculos de Aves e Suínos do País.

PRÓXIMAS ETAPAS – O Estudo de Impacto Ambiental está em estudo junto ao Instituto Brasílico do Meio Envolvente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama). Logo que for legalizado, passar a relatar o prazo de 45 dias para o solicitação das audiências públicas, agendadas pelo órgão regulador.

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By |2022-01-15T13:34:54-03:00janeiro 15th, 2022|Categories: Noticias|Comentários desativados em Estado e União assinam contrato do quarto ramal da Novidade Ferroeste, o da Serra do Mar

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