Falta de chips adia recuperação da indústria automobilística – Notícias

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Falta de chips adia recuperação da indústria automobilística – Notícias

O fechamento das fábricas da Volkswagen e da General Motors a partir desta segunda-feira (21) e do golpe de mais um vez de trabalho na Hyundai, dê o tom de um segundo semestre preocupante para a indústria automobilística brasileira, que segue com dificuldades em conseguir semicondutores para os veículos.

O setor deve perder uma chance de restabelecer mercado no período em que tradicionalmente se vendem mais carros, na segunda metade do ano, e que vai coincidir com uma retomada mais consistente da economia, melhora do PIB (Resultado Interno Bruto) e mais pessoas vacinadas contra um cobiçoso.

“É difícil declarar, no momento, se vamos atender à demanda no segundo semestre”, admite o presidente da Anfavea (Associação Pátrio dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Carlos Moraes.

Ele concorda que, a partir do próximo mês, conforme a mudança são de PIB um pouco melhor – apesar da informação e dos juros mais altos -, e de maior controle da pandemia, “mas não podemos carimbar que vai ter oferta (de produtos)” .

Moraes e outros executivos da calabouço preveem que o estabilidade entre oferta e demanda se alcance ao longo de 2022. Hoje, a espera por modelos uma vez que as picapes Strada e Toro, da Fiat, pode passar de três meses.

“Se tudo der notório, o segundo semestre de trajo será bom para a economia brasileira, o que deve aumentar a crédito do consumidor, reduzir o desemprego e melhorar a renda da população, mas não vai ter de remunerar para entregar por falta de semicondutores”, avalia Ricardo Bacellar, da consultoria KPMG do Brasil. “Isso vai ser um problemão para a indústria.”

Paradas

A Volkswagen suspendeu a produção por dez dias em São Bernardo do Campo e São Carlos (SP). A fábrica de São José dos Pinhais (PR), fechada do dia 7, voltaria hoje, mas teve uma paralisação estendida até o início de julho. A de Taubaté, que parou no mesmo dia, voltou na quinta-feira.

A GM suspendeu operações em São Caetano por seis semanas, mas aproveita e prepara a linha para a produção de uma novidade picape. A vegetal de Gravataí (RS) está paragem desde abril e volta só em divulgação de agosto.

A Hyundai passou a operar com somente um vez de trabalho. O terceiro tinha sido suspenso no término de maio, e agora o segundo vez também foi interrompido, até o término do mês.

Prejuízos

Por pretexto da escassez de itens eletrônicos, em sistemas de segurança, aceleração, freios e iluminação, entre outros, a indústria global de veículos deve produzir produzir entre 2,5 milhões e 4 milhões de veículos oriente ano. Antes, a previsão para o totalidade da produção era de 84 milhões de unidades.

No Brasil, seguindo porcentuais globais, a perda pode passar de 120 milénio veículos. Se confirmada, uma produção será de 2,4 milhões de veículos, diante de 2,52 milhões produzidos.

Estudo recém-concluído pela KPMG indica que, globalmente, a indústria automobilística terá prejuízo de US $ 100 bilhões neste ano por pretexto das paradas de produção. O valor equivale a 80% da perda totalidade de US $ 125 bilhões projetada para os principais setores que usam chips nos produtos.

Segundo Bacellar, embora fique com murado de 10% da produção mundial de semicondutores, o setor automotivo perdeu uma prioridade nas compras ao suspender encomendas no ano pretérito, quando fechou as fábricas para evitar contágios na pandemia. “A demanda por semicondutores já vinha crescendo porque os automóveis estão cada vez mais tecnológicos, mas o setor é muito dependente de fornecedores”, diz.

Segundo as empresas, uma embarcada eletrônica representa 40% dos custos de hoje de produção de um veículo, o duplo de 20 anos detrás. A projeção é de chegar a 50% em uma dezena. Um carro elétrico, por exemplo, usa o duplo de semicondutores do que um a esbraseamento. O veículo totalmente autônomo usará de oito a dez vezes mais.

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By |2021-06-22T02:03:35-03:00junho 22nd, 2021|Categories: Noticias|Comentários desativados em Falta de chips adia recuperação da indústria automobilística – Notícias

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